Liberando portas COM (Seriais)
Liberando portas COM (Seriais)
Passo 1: Acesso ao Gerenciador de Dispositivos.
Existem várias maneiras de acessar o Gerenciador de Dispositivos no Windows. Uma maneira fácil é clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar (ou pressionar a tecla Win + X) e selecionar a opção "Gerenciador de Dispositivos" no menu.
Passo 2: Localize a porta COM.
Dentro do Gerenciador de Dispositivos, procure a seção "Portas (COM e LPT)". Clique para expandir a lista e localizar a porta COM que você deseja liberar.
Passo 3: Ajustar as configurações da porta.
Clique com o botão direito do mouse na porta COM específica que deseja liberar.
No menu que aparece, selecione "Propriedades".
Passo 4: Configurar as propriedades da porta.
Na janela de Propriedades da porta, vá para a guia "Port Settings" (Configurações da porta).Clique no botão "Advanced" (Avançado).
Passo 5: Liberar a porta.
No menu "Advanced Settings" (Configurações avançadas), procure e marque a opção "Use FIFO buffers" (Usar buffers FIFO).Clique em "OK" para aplicar as alterações.
Passo 6: Fechar todas as janelas.
Certifique-se de clicar em "OK" ou "Fechar" em todas as janelas abertas do Gerenciador de Dispositivos para aplicar as configurações e liberar a porta COM.
Depois de seguir esses passos, a porta COM estará liberada e pronta para ser usada. Lembre-se de que, ao liberar a porta COM, ela ficará disponível para outros aplicativos utilizarem, então tome cuidado para evitar conflitos com outros dispositivos ou programas que possam precisar dessa porta.

Sintam-se livres para perguntar e opinar.
ResponderExcluir